6 de setembro de 2008

As primeiras semanas no mar


Mares franceses...
As bandeiras Francesa e Brasileira balançam ao vento.

Estamos à 2 semanas neste mar, mas já enfrentamos algumas tormentas e agora estamos em momentos de calmaria.
A chegada foi tranquila, apesar da despedida difícil no porto. Assisti à dois filmes em um pequeno DVD que saquemos de uns ingleses que navegavam por esses mares: "Homem de Ferro" e "As Cronicas de Narnia: O Principe Caspian"; Filmes muito bons diga-se de passagem.

Na chegada ao porto francês fui recebido por dois amigos espanhóis de uma bela donzela que venho a namorar por 2 anos, ela chama-se Condessa Fernanda e habita um condado na região oeste de São Paulo (em um próximo momento conto como à conheci).

Fui condizido até o comodo da Condessa e me alojei por lá, ela só iria chegar mais a noite pois tinha ido à passeio para uma Irlandesa, Dublin, com uma amiga.

Apos o nosso encontro tivemos muitas conversas e ela me apresentou muita coisas da região.

Os dias que se seguiram a Condesa foi realizar seus afazeres na empresa Air Liquide (que produz gáses para a industria) e eu saia para realizar serviços burocráticos: ir até a escola Francesa de Navegação (École de Mines de Paris) ver documentações e tirar algumas dúvidas; ir ao banco abrir conta e etc.

Tivemos alguns problemas para finalmente achar um lugar definitivo para mim, pois a Fê iria ficar até o fim da semana e até o dia aterior eu não tinha alojamento. Depois de bastante incistir com a escola, consegui um alojamento na Maison de Portugal, na citè Universitaire (alojamento de estudantes). Essa foi a tormenta mais complicada.

Existe também ainda o receio dos próprios estudos que começam na segunda, pois o ensino francês é baseado em matématica pesada e nos marujos brasileiros não temos a mesma abordagem dos franceses. Mas tenho certeza que desse mar escaparei bem.

Essa anotação já ficou extensa, vou me enserrar e no proximo post conto como foi rápida naveação que fizemos ruma a Barcelona, Espanha.

Abraços Marujos

3 comentários:

ANA DUTRA disse...

Diogo, meu amado sobrinho, que maravilha poder acompanhar e compartilhar as suas noticias e nossas. Navegar é preciso, sempre.... mesmo que venha a “tormenta”, marujo, mantenha sempre o entusiasmo e a alegria de viver, pois o coração se contenta, e se alimenta e assim os dias passam, fazendo do tempo, um marco, do coração, o porto seguro. Navegar é preciso, viver, é preciso.. sempre...Sorriso solto, mãos firmes no leme, olhar no horizonte, com a certeza da chegada, e na madrugada o sono tranqüilo, pois a energia do nosso amor te aquece., e te faz despertar para um novo dia!
Bjs.
Tia ana

ANA DUTRA disse...

Que maravilha vc ter ido ao Mont Saint Michel!!! eu me senti junto à voces!
que bom a juliana ter ido... Foi muito importante vc ter ido a esse monte Diogo...!
bjs
Tia Ana

Diogo Dutra disse...

Oi tia....
Muito obrigado pelo que você escreveu....fiquei muito feliz...
Gostei muito de ter ido ao Mont Sain Michel e acho que foi importante minha presença la...

Logo escreverei um testemunho e enviarei ao grupo..

Beijos